18-11-2016 14:13

Tecnologias de Apoio ao Ensino

Nos últimos tempos, temos assistido ao apetrechamento das escolas com  Tecnologias de Apoio inovadoras que visam, tão só, promover o sucesso educativo nas suas mais variadas vertentes.
No que respeita aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, existem variadíssimos softwares e sítios web que permitem esbater diferenças e capacidades, criando condições de sucesso e desenvolvimento cognitivo que, de outra forma, seriam impossíveis de alcançar. Muitos desses softwares e sítios são gratuitos ou têm versões gratuitas. Contudo, nem sempre os professores que trabalham com estes alunos estão sensibilizados para estes materiais pedagógicos. 
A equipa CRTIC do Seixal embora nunca tenha encontrado resistência, no que se refere ao uso das tecnologias nas diferentes Unidades de Ensino Especializado, encontra muitas vezes algum desconhecimento destas ferramentas. 
Assim sendo, este artigo pretende, de uma forma muito clara, sensibilizar os colegas professores e outros técnicos  para o facto de ser necessário um trabalho de pesquisa, muito facilitado pelos motores de busca atuais, que permita descobrir e adaptar ferramentas já existentes e direcioná-las para um discente específico e para a sua problemática, promovendo desta forma o seu desenvolvimento integral. 
No que nos diz respeito, dentro das nossas limitações, temos tentado sensibilizar os colegas para estas ferramentas, ora colocando no nosso sítio web algumas soluções, ora alertando-os para a variadíssima gama de aplicações que existem na Internet. 
É bastante simples encontrar este tipo de software na Internet, bastando, por vezes, a realização de pequenas pesquisas nos motores de busca disponíveis. Além disso, todos os dias aparecem novas soluções, novas abordagens, novos sítios com conteúdos diferentes e inovadores. 
A única dificuldade, acreditem, é mesmo a escolha da melhor solução!.
 
A Equipa CRTIC

—————

Voltar


Contacto

CRTIC Seixal

Centro de Recursos TIC de Educação Especial do Seixal

Escola Básica 2/3 Pedro Eanes Lobato

Praceta Joaquim Pinto Malta

2845-481 Amora


Tel: 212 211 020 / 212 229 701